-
Arquitetos: Humberto Conde Arquitectos
- Área: 265 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. De acordo com o levantamento arquitetônico e fotográfico, é perceptível a falta de relação direta visual e de usufruto entre o interior e o logradouro a tardoz, bem como a organização dos espaços interiores parece demasiado regrada e pouco adaptada à utilização de uma habitação nos dias de hoje, e para os clientes em particular. A estética do conjunto edificado também carece de uma limpeza a nível de elementos secundários tal como os embasamentos nas fachadas, muros e toda a zona exterior.
A reabilitação da moradia tem como objectivo a adaptação do volume construído as novas exigências quotidianas de vivência dos utilizadores de forma a oferecer mais conforto e funcionalidade mas respeitando a imagem inicial do edifício. Pretende-se assim, uma melhor organização do espaço interior e uma maior relação com o espaço de lazer envolvente. É de salientar no entanto, que toda a estrutura base do edifício, paredes exteriores, cobertura, comunicações verticais, alinhamentos e quase todas as paredes interiores serão mantidas.
Os embasamentos em pedra das fachadas serão mantidos, limpos e reparados quaisquer problemas de juntas, impermeabilização e integridade de elementos. Os vãos serão substituídos por outros com melhor comportamento térmico e acústico,mas do mesmo material e com a mesma imagem, em caixilharia de madeira lacada na cor branca.